Andreas Nora nasceu no Rio de Janeiro em 1953, casado, estudou Arte e Literatura,
mora atualmente em São Paulo.
Autor de ''Você Precisa É De Uma Boa Dose De Vadiagem'' e ''Raira''.
Para você que ainda não leu, veja.
Um trecho do livro ''Você precisa é de uma boa dose de viadagem'':
''"vivo largado... / em qualquer lugar / as noites me dão suas estrelas e seu luar; / o sol me aquece, / a chuva me refresca... / vivo largado... / em qualquer lugar... / há fêmeas para se amar, / ar para se respiraram, / qualquer coisa para sem comer, / ruas para se andar, / sombras para se descansar, / céu para se beber do ócio / - o resto é conversa-fiada.''
Alguns trechos do livro Raira:
'' e a bebedeira me dá a consciência do limite da vida e me diz, "tem um sofrimento e um limite", e eu digo para a minha consciência ir se foder, e choro... choro mesmo, com lágrimas se misturando a catarro que escorre do nariz.''
''e a ruiva-gostosa-rabuda que dançava funk num puteiro me enfeitiçou à primeira vez que a vi ali parada olhando as gaivotas, (...)''
Vamos agora para uma pequena entrevista com o escritor.
Nome completo?
-Andreas Nora.
Quantos anos ?
Tenho 61 anos (sessenta e um)
Quanto tempo durou a criação de Raira?
-Escrevi '' Raira'' em dois meses, mas ela já estava na minha cabeça há mais de um ano.
Tenho 61 anos (sessenta e um)
Quanto tempo durou a criação de Raira?
-Escrevi '' Raira'' em dois meses, mas ela já estava na minha cabeça há mais de um ano.
Raira é dedicado a alguma "Raira" da vida real?
- Raira" é dedicado a muitas "Rairas" da vida real; na vida real, há muitas delas.
Se inspirou em algum livro ou autor ?
- Para escrever "Raira" especificamente, não, mas para eu escrever toda a minha literatura eu me inspiro numa lista de muitos escritores que eu devoto, de Eurípides (poeta trágico grego, 480 a. C. a 406 a. C.) à João Gilberto Noll, passando por Manuel du Bocage, Eça de Queirós, Sá Carneiro, Fernando Pessoa, Gregório de Matos Guerra, Machado de Assis, Graciliano Ramos, Jorge Amado, Clarice Lispector, Hilda Hilst, Caio Fernando Abreu, D. H. Lawrence, Jane Austen, Ezra Pound, Walt Whitman, Allen Ginsberg, Vladimir Maiakovski, Charles Bukowisk, Delfin Prats, Pedro Juan Gutiérrez.
Como surgiu a ideia de escrever seu primeiro livro?
A primeira ideia de escrever um livro surgiu quando eu comecei a ser alfabetizado; e escrevi muitas e muitas coisas que não publiquei, mas isso não vem ao caso. Público só agora aos 61 anos por dois motivos: primeiro, porque só agora eu quis publicar; segundo, porque "vadiei" muito e não queria nenhum compromisso nem comigo mesmo.
Você faz muitos rascunhos?
Não faço rascunho nenhum. A história vai se criando, tomando forma na minha cabeça, e, quando vejo que ela já está pronta, sento ao computador e meto a porrada.
Frase de motivação ?
Gosto de frequentar botequins e beber vodca ou cachaça. Fico bebendo e procurando uma frase nas coisas que observo, e, quando vem aquela frase, geralmente ela é o Título, aí eu vou trabalhando em cima dela; vivendo momentos, criando personagens, imaginando cenas,diálogos, associando fatos passados, presentes etc.
O que gostaria de falar a todos aqueles que já leram sua obra?
Que fique muito à vontade com a leitura. Que não tenha nenhum constrangimento com ela; se não gostar, diga: não gostei, nem terminei de ler, ou diga: achei uma merda, ou sinta e diga : pô!... Que legal... O cara é foda!...Para mim, é importante que a obra cause um "incômodo", uma "emoção", o resto é papo furado. Quando me elogiam eu não me envaideço; quando me fazem uma crítica ácida, eu não me derrubo."
''Andreas é simpático e uma ótima pessoa para se conversar.''
Siga-o no:
Beijos e Abraços
Sara Parentes (@vicieinaleitura)
Excelente entrevista, pessoal do blog! Estão de parabéns! Esse autor é muito talentoso e muito louco. A leitura das suas obra lembra muito a literatura dos beatniks mesmo, com uma pitada de um existencialismo à Sartre e Hesse. Já sou fã e não vejo a hora de conhecer outras obras desse jovem de 60 e poucos anos... Forte abraço a todos os leitores do blog!
ResponderExcluirFico muito feliz que tenha gostado, Rodrigo!
ExcluirBeijos e Abraços
Rodrigo,
ExcluirMuito me deixa feliz o seu comentário sobre a minha literatura. Gostaria mesmo de estar nos altiplanos dos Mestres citados. Sou grato a você pela sua paciência em ler-me!
Realmente ele é super simpático e atencioso com todos , na sua conta pessoal do instagram ele sempre nos dá muito atenção , um ótimo exemplo de escritor ^^ estou com muita vontade de ler algo dele , parece ser bastante interessante , adorei a entrevista e seu blog ! bjs ;*
ResponderExcluirSegredos e Melodias,
ResponderExcluirFico imensamente grato pelo seu Carinho como você está me recebendo.
Desculpe-me pelo longo tempo sem lhe responder.
O meu e-mail, assim como o meu IG e o meu Blog, estão às suas ordens.
Muito Obrigado pela sua atenção!
Aguardo um e-mail seu (gostaria que você fizesse a citação desse encontro nosso aqui pelo Google, na página de Vicieinaleitura).
Andreas Nora
Segredos e Melodias,
ResponderExcluirObrigado pelo seu Carinho e sua Atenção!
Fiquei muito contente por você demonstrar interesse no meu trabalho Literário.
Abraço!
Andreas Nora